Orientação do Dia
29 mar
No Budismo, a coisa mais assustadora é a destruição da mente, do espírito. Tal destruição não arruina apenas a vida actual de uma pessoa, mas também destrói a jóia da vida através das três existências do passado, presente e futuro.

Carta da SGI

Em 2021, a Carta da Soka Gakkai foi actualizada e substituiu a Carta da SGI, para melhor articular os objectivos da organização, os ideais que motivam as suas actividades e os princípios orientadores no domínio do compromisso social enquanto organização global que visa a promoção da paz e da cultura.


Preâmbulo

Nós, as organizações da Soka Gakkai e membros de todo o mundo, partilhamos o objectivo e a missão de promover a paz, a cultura e a educação, com base no ensinamento budista de respeito pela dignidade da vida.

Face a múltiplas crises interligadas, torna-se claro que a sobrevivência e prosperidade da humanidade deve ser um esforço partilhado e comum, fundado sobre uma consciência das nossas estreitas conexões com todas as formas de vida. A contribuição de todos é necessária e ninguém deve ser deixado de fora.

Acreditamos que os ensinamentos do Budismo de Nichiren Daishonin oferecem um meio para que cada um de nós possa manifestar, por entre as realidades da vida diária, a capacidade ilimitada para a sabedoria, coragem e compaixão, que todos nós possuímos. Procuramos, por isso, nutrir indivíduos com a capacidade de assumir os enormes desafios que enfrentamos e que se comprometem com a construção de um mundo mais justo e sustentável para as gerações futuras.

Nós, as respectivas organizações da Soka Gakkai, erguendo bem alto o estandarte da cidadania global, o espírito de tolerância activa e respeito pela dignidade da vida humana, e determinados a confrontar as ameaças com que a humanidade se depara com base num compromisso inabalável para com a não-violência e uma cultura de paz, adoptamos assim esta Carta, afirmando os seguintes objectivos e princípios:


Objectivos e Princípios

1. A Soka Gakkai contribuirá para a paz, cultura e educação com base no ensinamento budista de respeito pela dignidade de todas as vidas.

2. A Soka Gakkai promoverá uma compreensão do Budismo de Nichiren Daishonin através de diálogos de base e intercâmbios, contribuindo assim para a concretização da felicidade e bem-estar dos seres humanos.

3. A Soka Gakkai respeitará e promoverá a liberdade de pensamento, consciência e religião.

4. Baseada no espírito de tolerância, a Soka Gakkai, respeitará outras tradições religiosas e outras filosofias, envolvendo-se em diálogos e trabalhando em conjunto com elas, rumo à resolução dos desafios fundamentais que confrontam a humanidade.

5. A Soka Gakkai respeitará as culturas e costumes locais e a autonomia de cada organização. Cada organização desenvolverá as suas actividades em conformidade com as leis e as condições vigentes em cada país e território, e encorajará os seus membros a contribuírem para a sociedade enquanto cidadãos responsáveis.

6. A Soka Gakkai trabalhará em prol da paz e de um mundo livre de armamento nuclear e promoverá um desenvolvimento justo e sustentável.

7. A Soka Gakkai irá salvaguardar e promover os direitos humanos. Não descriminará nenhum indivíduo e opor-se-á a todas as formas de descriminação. Contribuirá para a consecução da igualdade de género e promoverá o empoderamento das mulheres.

8. A Soka Gakkai respeitará a diversidade cultural e promoverá o intercâmbio intercultural, contribuindo assim para a compreensão mútua e a cooperação entre os povos do mundo.

9. A Soka Gakkai está comprometida com a construção de um mundo sustentável para as gerações futuras, abordando a crise climática, e protegendo e cuidando dos ecossistemas do Planeta Terra.

10. A Soka Gakkai promoverá a educação, a aprendizagem e a investigação, para permitir que todos os indivíduos cultivem o seu carácter individual e desfrutem de vidas contributivas, gratificantes e felizes.

 

 

18 de Novembro de 2021